fbpx

Orlando Marçal

Psicanalista e Psicopedagogo Clínico, Professor de Psicologia, Filosofia e História, graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília (Bacharel,1995), em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Conservador (Bacharel, 1987) , graduando de Direito pela Jurplac-Faciplac (Bacharelando, —-) e Especialista em Psicologia Jurídica (Especialista,2010), Especialista em Educação e Saúde Mental ( ICSH-CESB), Hipnoterapeuta Clínico (PPL), Especializando em Teoria Psicanalítica ( Faculdade Dom Alberto) e Mestre em Psicanálise pela Escola de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro-RJ (Mestrado Institucional, 2011) .

Participe da Associação

Faça sua Formação no Instituto Orlando Marçal

Principio Fundante

Percurso Psicanalítico adota, para todos os efeitos, na formação de novos analistas, o princípio proposto por Jacques Lacan e colocado no frontispício de sua Escola: “O analista não se autoriza a não ser por si mesmo”.  A responsabilidade da sua formação incumbe inteiramente ao próprio candidato.  A Associação oferece os meios. A única coisa que conta para a o Percurso Psicanalítico é o trabalho do associado. “É o trabalho que conta”, disse Lacan; o que o analista pode criar de novo a partir do real, é o que importa.

 

Percurso Psicanalítico poderá vir a reconhecer a formação psicanalítica de um de seus associados, desde que ele:

 

“A experiência psicanalítica não é outra coisa que estabelecer que o inconsciente não deixa nenhuma de nossas ações fora de seu campo” (Écrits, p.514).